ciclayplas automocion plastico 1 3

CIRCLAYPLAS, inovação automóvel: polipropileno reciclado com nanopartículas para veículos

A Mecacontrol Holding Desarrollo, a Plásticos Alser e o Centro Tecnológico de Lurederra estão a trabalhar no projeto CIRCLAYPLAS com o objetivo de desenvolver uma nova família de polipropileno reciclado que incorpore também nanopartículas minerais (nanocamadas) para o fabrico de componentes para o sector automóvel e que permita obter peças e elementos mais leves.

O polipropileno é um material com uma grande presença nos veículos, estando presente em para-choques, tampas, asas, suportes, etc. e representando 17% do seu peso total. O aligeiramento dos seus componentes é particularmente necessário para promover a transição para a eletrificação da motorização automóvel. O aditivo presente num grande número de formulações de polipropileno é o talco, uma vez que melhora a sua resistência mecânica e facilita os processos de moldagem, representando até 20% da composição total. A substituição de parte deste talco por aditivos nanoestruturados de menor densidade, como as nanoargilas, permite aligeirar o material final e, por conseguinte, os elementos fabricados, sem perda de propriedades.

Circlayplas automocion vehiculos

Em suma, esta investigação abrirá uma nova via de trabalho para a obtenção de novos produtos a partir de matérias-primas recicladas, com as mesmas caraterísticas mecânicas que os seus antecessores, mas com propriedades de leveza melhoradas. Constituirá também um precedente na introdução da economia circular na indústria automóvel, graças à utilização de material reciclado e à conceção ecológica de todos os seus elementos. De facto, estas peças serão redesenhadas para permitir a sua reutilização e recuperação no final da sua vida útil, de acordo com os princípios da economia circular.

Esta investigação foi financiada pelo Governo de Navarra no âmbito do concurso 2023-2026 para projectos estratégicos de I&D, com o número de processo 0011-1411-2023-000034.

Scroll to Top